terça-feira, 23 de março de 2010
KUNG-FU
Wushu (武術 ou 武术; pinyin: wǔshù) é um termo chinês que literalmente significa arte da guerra. Este é o termo correto para o que no ocidente se passou a chamar erroneamente de kung fu (ver tópico abaixo). Na China o termo Kuo Shu, que significa arte nacional, também é usado, na acepção de arte marcial.
Existem catalogados na China centenas de estilos de arte marcial, e estes podem ser classificados em duas escolas: Waijia ou escola externa, e Neijia ou escola interna. Na primeira se inclui a maior parte dos estilos de wushu, alguns supostamente originários do templo de Shaolin (ou outros templos, como Emeishan, Fukien, Huanshan, para citar os mais famosos). Já a segunda se tornou mais famosa, em teoria, a partir do templo do Monte Wudang, centro que enfatizava estilos tradicionais, alguns muito famosos no Ocidente, como o Pa Kua Chang (Baguazhang), Hsing-I Chuan (Xingyiquan) e o Tai Chi Chuan (Taijiquan); entretanto, algumas modalidades da escola interna, como o I-Chuan, o Hsing-I e o Pakua, não tiveram origem em templos.
Uma reformulação moderna com um intuito esportivo de alto desempenho é o Wushu Moderno, que consiste na criação de Taolus (erroneamente chamados no Brasil de Katis) ou Formas (coreografias) desenvolvidos com as principais técnicas dos estilos do norte e do sul da China e suas armas, exigindo principalmente a execução correta dos movimentos marciais. Jet Li, ator chinês, foi um grande disseminador do esporte pelo mundo e realizou a primeira demonstração do esporte dentro da Casa Branca (Estados Unidos).
Curiosidade:O Jeet Kune Do estilo criado por Bruce Lee teve como fundamento o kung fu.
Paralelamente à reformulação do Kung Fu/Wushu para o foco esportivo de alto desempenho, o Kung Fu/Wushu Tradicional permanece disponível para a prática, tendo inclusive muito mais praticantes do que o Kung Fu/Wushu Moderno. O foco do Tradicional é oferecer uma prática esportiva e marcial para todas as idades, ou seja, ser uma arte inclusiva. O treino do Kung Fu/Wushu Tradicional é composto também por Taolus ou Formas com e sem armas, aplicações de golpes em um ambiente controlado por um instrutor/professor/mestre qualificado, Toi Tchas (lutas combinadas), etc.
História do Kung Fu
[editar]Origem
Kung Fu é um sistema de luta desenvolvido na China. Seus estilos surgiram das observações dos animais e através de outras metodologias, mas, no entanto, ninguém sabe ao certo quando surgiu. Cogita-se que o primeiro estilo de Wushu chegou à China através da Mongólia, conhecido como Shuai-Jiao, uma arte marcial desenvolvida pelo imperador amarelo há mais de quatro mil anos.
A história do Kung Fu é cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma história compreensiva e puramente factual quase impossível. A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer história de Kung Fu, já que a maioria delas passa de pai para filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar. Sendo assim, tentarei cortar muito dos mitos e apresentar um relato claro. Se um relato for puramente lenda, será registrado como tal aqui.
Os mestres tinham a mania de ser sempre muito rígidos, e tratar seus "discipulos" com muita crueldade, mas isso foi a base para se fazer um bom guerreiro. A Hierarquia e a disciplina muito bem organizados refletem a sociedade chinesa, adversa do modo individualista ocidental.
[editar]Os Primórdios
Os primeiros registros fiéis de Kung Fu foram encontrados em ossos e cascos de tartarugas da Dinastia Shang (1766 - 1122 a.C.), embora acredita-se que o Kung Fu se desenvolveu muito antes disso. Machados de pedra, facas e flechas foram desenterrados do período da China em recentes escavações. Na verdade, Huang-Ti, o terceiro dos Três Imperadores de Outono (embora alguns o considerem o primeiro imperador da China) usava espadas de cobre para o combate.
Ch'uan fa, ou estilo do punho, como era chamado o Kung Fu no começo, tornou-se muito popular, quando os guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o monarca da dinastia Shang em 1122 a.C. Durante o período Chou, uma espécie de luta romana chamada jiaoli foi listada como um esporte militar juntamente com arco e flecha e corrida de carruagens. O período de 770-481 a.C. foi chamado de Era da Primavera e do Outono. Durante esta época, o Kung Fu foi chamado de ch'uan yung, e a arte começou a florescer.
O período dos Estados Guerreiros (480-221 a.C.) produziu muitos estrategistas que enfatizavam a importância do Kung Fu na construção de um forte exército. Conforme mencionado por Sun-tzu (A Arte da Guerra), "Exercícios de luta romana e ataque fortalecem o físico do guerreiro". Dos notáveis mestres de Kung Fu em luta de espadas naquele tempo, muitos eram mulheres. Uma delas, Yuenu, foi convidada pelo Imperador Goujian, para expor suas teorias sobre a arte de esgrimista. O termo oficial para o Kung Fu naquela época era chi chi wu (os mesmos caracteres que os usados para o ju jutsu japonês).
As dinastias Ch'in (221-206 a.C.) e Han (206 a.C. - 220 d.C.) presenciaram o crescimento de artes marciais como o shoubo (luta romana) e o shuai-jiao, uma contenda na qual os participantes se defrontam com chifres de boi nas cabeças. O Kung Fu passou a se chamar chi ch'iao. Várias novas armas foram incorporadas à arte, e o taoísmo(Filosofia Tao) começou a influenciar a filosofia de luta.
Na dinastia Jin (265-439 d.C.) e nas dinastias do Norte e do Sul (420-581 d.C.), um famoso médico e filósofo taoísta, integrou o Kung Fu com chi kung (execícios respiratórios, também chamados qigong). Suas teorias de poder interior e exterior ainda são respeitadas até hoje.
Ge Hong baseou-se muito na pesquisa de seu antecessor Hua T'o, que, durante o período dos Três Reinos (220-265 d.C.), criou um método de movimento e respiração chamado wu chien shi. Este incluía a imitação dos movimentos do pássaro, veado, urso, macaco e tigre. Dizia-se que Hua T'o recebeu ajuda de um sacerdote taoísta chamado Chin Ch'ien. As obras de Hua T'o e Ge Hong foram um marco do desenvolvimento de exercícios de Kung Fu.
O seguinte grande desenvolvimento da história do Kung Fu também veio durante as dinastias do Norte e do Sul: a chegada de Bodhidharma.
O Termo "Kung Fu"
Kung Fu (功夫, Pin Yin:gong fu) é uma palavra chinesa que, em forma coloquial, pode significar "tempo e habilidade", "trabalho duro", algo adquirido através de esforço ou ainda competência na luta corporal.
O termo não era muito popular até a segunda metade do século XX e por isso raramente é encontrado em textos antigos fora da China. Acredita-se que, no Ocidente, a palavra foi usada pela primeira vez no século XVIII, pelo missionário jesuíta francês Jean Joseph Marie Amiot. Com a imigração de chineses (cantoneses, em sua maioria) para a América, o termo começou a se difundir. Os chineses de Guang Dong (Cantão) costumavam referir-se (com este termo) a treinos de lutas corporais, atividades que requeriam muito tempo de prática ou trabalho duro sob rigorosa supervisão de um mestre competente.
Entretanto, a palavra ganhou popularidade de fato a partir do final dos anos 60, graças aos filmes de arte marcial de Hong Kong (especialmente os de Bruce Lee), e aos seriados para
A saudação Kin Lai
A "saudação tradicional" do Kung Fu é denominada Kin Lai, devendo ser executada com ambas as mãos, sendo: a direita fechada (representando o Sol) e a esquerda aberta (representando a Lua) por cima da outra mão.O "sol" e a "Lua" formam um novo caractere denominado Ming (明) Significando Clareza ou esclarecimento. Principalmente nas escolas do sul da China, isso denominava que os artistas marciais eram contra a opressão imperialista da época.
Esta saudação é feita para indicar respeito e equilibrio para com o oponente.
Usar a inteligência (mão esquerda em palma) é mais eficiente do que usar o punho (mão direita fechada).
Outra saudação utilizada principalmente no Brasil é a palavra Tini, no qual a mão esquerda fica aberta com dedo polegar fechado e mão direita fechada, a mão esquerda aberta mescla 4 principios básicos e a humildade (polegar abaixado como uma pessoa se curvando) e a mão fechada significa a força, porque a força sem os 5 príncipios não é nada.
[editar]Objetivos e Benefícios
Além da habilidade em combate e ganho de saúde o wushu trabalha o desenvolvimento pessoal, advindo da disciplina, persistência e respeito aos limites; estrutura o corpo e a mente ajudando no equilibrio psíquico e auxiliando a pessoa a vencer novos obstáculos e desafios.
[editar]Treinamento
O Wushu pode ser praticado por adultos, idosos e crianças de ambos os sexos dependendo do estilo. Combina ginástica completa de todo o corpo, na maioria das vezes seqüências de movimentos, chamados de Taolu ou formas, conhecidos vulgarmente como kati no Brasil, dada à influência do termo "kata", usado no Karatê.
Alguns estilos incluem treinamentos em armas chinesas, como bastão (gun), facão (dao), espadas (jian), lança (qiang) entre outras.
Se bem desenvolvido, possibilita um equilíbrio corporal total, buscando a paz interior, aumentando a saúde e a qualidade de vida. Possibilita também o controle do estresse, de angústias, ajudando na concentração além, é claro, da defesa pessoal.
[editar]Estilos de Kung Fu
O Kung Fu é uma arte milenar chinesa que conta com uma infinidade de estilos, denominações e variações. A maioria dentre elas é tirada de animais, observados há milhares de anos. Destacam-se 12 animais: Urso; Águia; Serpente; Tigre; Dragão; Galo; Cavalo; Andorinha; Gavião; Macaco; Garça; Louva-Deus;, e vários outros estilos, criados e complementados em diferentes épocas. Entre eles podem-se citar:
[editar]Estilos Chineses
Chuang fa ou Ch´uan-shu (Kenpō em japonês, nos Estados Unidos, existe também o American Kenpo fundado por Ed Parker Da Silva Coelho.)
Chang Quan
Nan Quan
Tai Ji Quan
Shaolin Quan
Cha Quan
Shao Shin Hao
Hung Gar
Fu Jow Pai Garra de Tigre ou Hak Fu Pai Tigre Negro: Instituto Pinheiro de Kung Fu - IPKF BRASIL
Choy Lay Fut
Pak Hok kung fu tibetano ou estilo do grow branco
Fei Hok Phai
Pa Kung Sheng Chuan ou Oito Forças dos Punhos Sagrados
Bai Ji Quan
Lei Phai Quan ou Seguindo o Punho da Garça
Xing Yi Quan
Sun Bin Quan
Di Tang Quan
Mi Zong Quan
Mao Quan ou Forma do gato
Ba Gua Zhang ou Estilo dos Oito Elementos
Zui Quan ou Estilo Bêbado
Tang Lang Quan (do Norte) ou Pak Ton Long Phai (Louva-a-Deus do Norte)
Tang Lang Quan (do Sul) ou Louva-a-Deus do Sul
Yong Chun Quan ou Wing Chun
Garra de Águia ou Ying Zhao Quan
Bai He Quan ou Garça Branca
Ying Jow Pai ou Garra de Águia
Tai Shan
Sanshou e Sanda
Shen She Chuen ou Punho da Serpente Divina
Jow Ga Kuen ou Punho da Família Jow (também conhecido como Chow Gar)
Kak-Kan ou Leão Da Montanha
Ving tsun
Lou Wing Tai Uma homenagem do Sifu Jailson José de Oliveira 4º Duen a Mestra Lou Wei
[editar]Estilos brasileiros
Estilo Gola Técnica Li Tchuó Pa Kung-Fu (8 Forças Penetrantes)
Tai Lau Chuan
Chi Tao Ki
Lop Kuen Do (Caminho do Punho Controlado)
Xiao Tao Chuan
Mai Tsun Chuan Phai
Sistema Manguachi de Kung Fu
Tseu Chan Tao Lung (Meditação no Caminho do Dragão)
Shee Quan Shaolin
Pa Kuan Sheng Chuan (8 Forças da Palma Divina
Sistema de combate (interestilos)da Associação Pak Shao Lin de Kung Fu
Long Xing Quan (Forma do Punho do Dragão)
Lou Wing Tai – estilo desenvolvido originalmente dos pricipios do Long Quan, Wing Chun e Tai Chi Chuan. O Long Quan não se prende ao norte, nem ao sul, tão pouco ao leste e ao oeste, o Wing Chun como uma arte precisa e objetiva, e o Tai Chi Chuan como uma bela arte, harmoniosa e perigosa quando preciso for. Também uma homenagem a Mestra Lou Wei, que mostrou a verdadeira arte macial com todos os seus atributos. Um estilo introduzido em São Paulo no Instituto Wong Tsun Li de Kung-Fu Kuo Shu, na superviasão dos monges de Shaolin. Um sistema novo, introduzido pelo Sifu Jailson José de Oliveira, 4º Duen. Posteriormente situado em Pernambuco, Recife.
[editar]Estilos uruguaios
Wu-Shu-Tao (Caminho das Artes Marciais)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário